ABREU E LIMA APRESENTA SEU PLANO DE COMBATE A DENGUE

adesivo-01-7

A Secretaria Municipal de Saúde de Abreu e Lima apresenta o Plano de Contingência de Controle da Dengue, na manhã da próxima segunda, 21 de janeiro, às 9 horas, no auditório da Escola Municipal Professor Francisco Barros.  A apresentação será feita pela Diretoria de Vigilância à Saúde para os membros do Conselho Municipal de Saúde, servidores das secretarias municipais de Saúde, Educação, Habitação,Planejamento Urbano, Obras e a diretoria de Defesa Civil. “Queremos unir forças para diminuir e até mesmo evitar o número de casos da doença  na cidade”, explica o prefeito Marcos José.

Segundo o diretor da Vigilância à Saúde, Clodoaldo Borba, no ano passado foram notificados 1.335 casos em Abreu e Lima. Destes 329 foram confirmados. Sendo 326 casos de dengue clássico, 02 com complicações e 01 febre hemorrágica.  Uma morte foi registrada de um morador de Caetés 1, o bairro mais populoso da cidade.

“A proposta é que todo o processo de planejamento seja executado pelos gestores das respectivas áreas de responsabilidade do município, seguindo o modelo lógico do Plano de Contingência da Dengue apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde com adequações necessárias ao Município. Para acompanhar as ações do plano vamos estabelecer metas e indicadores em fases distintas de proliferação e transmissão da doença”, explica. Ainda de acordo com o Plano, o controle da doença será direcionado para a execução de três linhas de ação: o saneamento do meio ambiente, as atividades de educação que visam à redução dos criadouros potenciais deste mosquito e o combate direto do vetor por meio de agentes químicos, físicos e biológicos.

“Em breve o Plano será apresentado à população. Vamos convocar lideranças comunitárias, presidentes de associações e quem mais possa colaborar neste enfrentamento da doença, um dos principais problemas de saúde pública no Estado, onde números de casos vem aumentando nos últimos anos”, diz Ana Carla Furtado Mendonça, secretária municipal de Saúde.

De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde de janeiro a outubro foram notificados 50.645 casos da doença com 17.991 confirmados em 183 municípios, representando um aumento de 88,45 % no número de casos em relação ao ano passado. Recife é a cidade com o maior número de notificações: 23,34%, seguida de Jaboatão dos Guararapes (5,62%), Caruaru (5,30%), Olinda (3,94%), Afogados da Ingazeira (3,89%), Cabo de São Agostinho (3,60%), Paulista (2,85%), Abreu e Lima (2,80%), Ipojuca (2,23%)e Igarassu (1,95%).

Evento: Plano de Contingência de Controle da Dengue
Dia/Hora: 21 de janeiro (segunda), às 9 horas
Local: auditório da Escola Municipal Professor Francisco Barros (Av. Duque de Caxias, s/n, Centro).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: