Escolas municipais de Abreu e Lima, na campanha contra verme e hanseníase

Durante está semana, as escolas da rede municipal da cidade de Abreu e Lima participaram da campanha, para o diagnóstico e prevenção de hanseníase e verminose, lançada pelo Ministério da Educação na última segunda feira, em Recife (PE), pelo secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Na cidade de Abreu e Lima, todas as escolas da rede municipal estão inseridas nesta campanha .

Além de distribui doses de medicamentos , os agentes comunitários de saúde e profissionais da Estratégia de Saúde da Família e das Unidades Básicas, que visitam as unidades escolares ,fazem a avaliação nas criança para detectar se apresentam algum sintoma das doenças . Os casos suspeitos serão encaminhados à rede básica de saúde para confirmação e início imediato do tratamento, pois as duas doenças têm cura e o tratamento é gratuito pelo SUS.

O Ministério da Saúde informa que, no total a campanha de prevenção irá atingir 9,2 milhões de estudantes da rede pública, a expectativa é que até esta sexta,22, alunos de escolas localizadas em 800 municípios, com alta carga da doença, sejam avaliados para diagnóstico precoce das duas doenças.

Verminose

Sintomas : Os principais sintomas relacionados com as verminoses são: cólicas abdominais, enjoo, mudança do apetite, falta de disposição, fraqueza, emagrecimento, tonturas, vômitos, diarréia com ou sem perda de sangue ou fome constante.

Modo de contágio: As verminoses são transmitidas por alimentos contaminados, frutas e verduras mal lavadas, água contaminada, carnes cruas ou mal cozidas, mãos sujas, objetos contaminados (chupetas, brinquedos, copos, pratos, talheres, etc…). Menos frequente é a contaminação pela poeira (lombriga), e através da penetração direta pela pele – “sola dos pés” – como no caso do amarelão e da esquistossomose.

Hanseníase
Sintomas : O portador de hanseníase apresenta sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos que facilitam o diagnóstico.

Modo de contágio : A hanseníase é transmitida de pessoa para pessoa por quem tem contato muito próximo e prolongado com o doente, dentro do núcleo familiar ou da comunidade em que vive. Geralmente, não é transmitida dentro de um ônibus ou num local público.Image

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: